• Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3

Conversas Radicais
Produzido por Douglas Santos


Conversas radicais sobre a geopolítica do conhecimento, seus desdobramentos e dificuldades.

Aqui se encontram entrevistas com quem, radicalmente, tem algo a dizer sobre o tema.


 
Nesse podcast o geógrafo Charlles da França, professor da UERJ, nos conta como, desde seus primeiros anos como estudante de geografia, dedicou-se a desvendar tanto o movimento estudantil como as dinâmicas da Associação de Geógrafos Brasileiros. Um documento precioso para quem quer compreender a história de nossa geografia.
 
Neste podcast a vida, os dilemas, as relações acadêmicas e, até, os conflitos com a vizinhança, montam um quadro quase intimista de Ariovaldo Umbelino de Oliveira, professor do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e um dos mais importantes intelectuais que, há décadas, influenciam o debate sobre as lutas que fazem a vida e a morte daqueles que garantem o existir do campo brasileiro.
 
O mapa do Brasil não pode ser o ponto de partida para ensinarmos sua geografia. É preciso, antes de tudo, saber onde se encontram todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contribuem para que o país exista.
 
De Poções a Salvador e daí a Vitória da Conquista, uma mistura por vezes explosiva da luta política e dos projetos que envolvem a formação dos professores da escola pública, em particular os de Geografia, Gaetana Paladino encarna a história recente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
 
Puxando pela memória creio que, de fato, essa é a primeira vez que eu e Ana Bock conversamos especificamente sobre Psicologia Social e seus diferentes significados. Nessa entrevista, marcada pelo confinamento e as tragédias anunciadas para o Brasil pela mistura perigosíssima entre o avanço do Covid-19 e mediocridade governamental, Ana Bock nos fala de sua vida como pesquisadora e como militante política, relembrando também sua experiência sindical e como candidata a Vice Governadora do Estado de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores. Em resumo: mais um documento precioso do Conversas Radicais.
 
Em uma conversa carregada de ensinamentos, Denis Castilho, professor de Teoria e Método da Geografia na UFG, nos brinda com reflexões para lá de pertinentes e instigadoras sobre o movimento geral da Pandemia e suas relações com a sociedade capitalista. Mais um documento de extrema importância.
 
Nesse podcast a Professora Ângela Katuta nos brinda com um conjunto de reflexões sobre sua experiência na formação de professores e explicita suas referências teóricas para o entendimento da geografia na prática escolar. Aqui temos mais um arquivo fundamental para o entendimento do atual estágio das discussões sobre escola e cultura em nosso país.
 
Na nossa primeira entrevista deste podcast, Ruy Moreira comenta seu livro "A Rodada Socialista". Ruy, ao realçar as grandes revoluções do século XX, vai traçando o caminho conceitual que lhe permite comentar a atual situação brasileira e, ao terminar, fazer ponderações sobre o politicamente correto de direita e de esquerda. Uma preciosidade.
 

|

Edited JALV©2020