• Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 3

 

 
Nesse podcast o geógrafo Charlles da França, professor da UERJ, nos conta como, desde seus primeiros anos como estudante de geografia, dedicou-se a desvendar tanto o movimento estudantil como as dinâmicas da Associação de Geógrafos Brasileiros. Um documento precioso para quem quer compreender a história de nossa geografia.
 
Neste podcast a vida, os dilemas, as relações acadêmicas e, até, os conflitos com a vizinhança, montam um quadro quase intimista de Ariovaldo Umbelino de Oliveira, professor do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e um dos mais importantes intelectuais que, há décadas, influenciam o debate sobre as lutas que fazem a vida e a morte daqueles que garantem o existir do campo brasileiro.
 
O mapa do Brasil não pode ser o ponto de partida para ensinarmos sua geografia. É preciso, antes de tudo, saber onde se encontram todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, contribuem para que o país exista.
 
De Poções a Salvador e daí a Vitória da Conquista, uma mistura por vezes explosiva da luta política e dos projetos que envolvem a formação dos professores da escola pública, em particular os de Geografia, Gaetana Paladino encarna a história recente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
 
Puxando pela memória creio que, de fato, essa é a primeira vez que eu e Ana Bock conversamos especificamente sobre Psicologia Social e seus diferentes significados. Nessa entrevista, marcada pelo confinamento e as tragédias anunciadas para o Brasil pela mistura perigosíssima entre o avanço do Covid-19 e mediocridade governamental, Ana Bock nos fala de sua vida como pesquisadora e como militante política, relembrando também sua experiência sindical e como candidata a Vice Governadora do Estado de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores. Em resumo: mais um documento precioso do Conversas Radicais.
 
Em uma conversa carregada de ensinamentos, Denis Castilho, professor de Teoria e Método da Geografia na UFG, nos brinda com reflexões para lá de pertinentes e instigadoras sobre o movimento geral da Pandemia e suas relações com a sociedade capitalista. Mais um documento de extrema importância.
 
Nesse podcast a Professora Ângela Katuta nos brinda com um conjunto de reflexões sobre sua experiência na formação de professores e explicita suas referências teóricas para o entendimento da geografia na prática escolar. Aqui temos mais um arquivo fundamental para o entendimento do atual estágio das discussões sobre escola e cultura em nosso país.
 
Na nossa primeira entrevista deste podcast, Ruy Moreira comenta seu livro "A Rodada Socialista". Ruy, ao realçar as grandes revoluções do século XX, vai traçando o caminho conceitual que lhe permite comentar a atual situação brasileira e, ao terminar, fazer ponderações sobre o politicamente correto de direita e de esquerda. Uma preciosidade.
     
 
A AGB-Niterói deu inicio a mais uma de suas atividades virtuais com o objetivo de dar um passo adiante na ideia de manter viva a história da nossa entidade. Nestes tempos de hoje em que a memória do país novamente é refém de cortes e revisionismos, o “Memórias da AGB” surge como contracorrente deste processo, ao trazer consigo pessoas que fizeram e fazem parte da AGB, e que deram sua contribuição fundamental para o fortalecimento e ampliação da Associação, nas mais diversas Seções Locais espalhadas pelo Brasil. Nesta primeira edição, nossa ilustre convidada é a professora Gaetana Palladino Pereira, aposentada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e ex-professora da rede pública de educação do Estado da Bahia, associada histórica das Seções Locais Salvador e Vitória da Conquista durante os anos de 1980 e 1990, trazendo suas histórias de luta dentro da AGB e da Geografia.
 
O Memórias da AGB segue para sua 2a. edição como mais uma iniciativa da AGB-Niterói de trazer à tona histórias das pessoas que ajudaram a construir parte da história da nossa Associação. Desta vez, o convidado é o professor Ricardo Ogusku, associado da AGB-SP, professor da rede de Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (ETEC), Integrante da diretoria local da AGB-SP (1986/88 e 1990/92) e da Diretoria Executiva Nacional (1988/90 e 2000/02)

|

Edited JALV©2020